Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Dois lotes de creme cutâneo Basiderma retirados do mercado

A Autoridade Nacional do Medicamento - Infarmed determinou hoje a retirada do mercado de dois lotes do creme para a pele Basiderma, por risco de alergia de contacto e pelos risco para a saúde.

Dois lotes de creme cutâneo Basiderma retirados do mercado
Notícias ao Minuto

06:43 - 27/11/18 por Lusa

País Infarmed

Em comunicado publicado na sua página da Internet, o Infarmed indica ter detetado nos lotes 146724 e 146800 do produto cosmético Basiderma pasta cutânea a mistura de conservantes 'Methylchloroisothiazolinone' e 'Methylisothiazolinone' na sua composição.

"A utilização desta mistura de conservantes em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde", esclarece o Infarmed.

Por isso, o Infarmed determinou a suspensão imediata da comercialização e a retirada destes lotes do mercado nacional.

A Autoridade do Medicamento salienta que as entidades que disponham de unidades dos lotes indicados não as podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução

Na nota, o Infarmed salienta ainda que os consumidores que possuam alguma unidade dos lotes indicados não a devem utilizar.

A Basiderma é uma pasta cutânea que acalma e protege a pele, estando indicada na prevenção de assaduras provocada pelo uso de fraldas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório