Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Câmara denuncia risco iminente em estrada. IP promete obras para a semana

O presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso, alertou hoje publicamente para uma situação de "perigo iminente" na EN103, na zona de Louredo, naquele concelho, decorrente da derrocada, há meses, do muro de suporte da via.

Câmara denuncia risco iminente em estrada. IP promete obras para a semana
Notícias ao Minuto

16:42 - 21/11/18 por Lusa

País EN103

"A derrocada registou-se já há largos meses, uma parte da estrada abriu, mas até agora a única coisa que as Infraestruturas de Portugal (IP) fizeram foi colocar alguma sinalização de perigo no local. De resto, rigorosamente nada mais foi feito", disse o autarca à Lusa.

Contactada pela Lusa, fonte da IP disse que a obra de reparação terá início na próxima semana.

António Cardoso sublinhou que se trata de uma situação de "perigo iminente", até porque o estado da estrada se tem vindo a agravar progressivamente.

"Já alertámos as IP duas vezes, uma há vários meses e outra na semana passada, mas não obtivemos qualquer resposta", acrescentou.

Disse que a derrocada ocorreu, numa extensão de cerca de 10 metros, estando um terço da uma faixa de rodagem "sem alcatrão e sem tapete, com uma cratera aberta".

Ao lado, sublinhou, há um talude com seis ou sete metros de altura.

Cardoso lembrou ainda que aquela estrada liga Braga a Chaves e a Espanha, sendo "muito frequentada diariamente por pesados de mercadorias e autocarros escolares".

Segundo a fonte da IP, após a derrocada, e como "medida de segurança dos automobilistas," o local foi "devidamente" sinalizado, tendo também sido implementou um condicionamento de tráfego.

A IP acrescenta que "de imediato procedeu à avaliação do local e deu início ao desenvolvimento de uma solução tendo em vista a reparação da via".

"Complementarmente, os técnicos da IP têm vindo a monitorizar e a acompanhar a evolução desta situação no sentido de, caso se verifique necessário, implementar medidas adicionais de modo a garantir a segurança dos utilizadores", remata a empresa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório