Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estrangeiros detidos em Portugal por fuga ao Fisco de 40 milhões de euros

A operação Albare levada a cabo pela Polícia Judiciária culminou na detenção de oito cidadãos estrangeiros.

Estrangeiros detidos em Portugal por fuga ao Fisco de 40 milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:47 - 24/10/18 por Filipa Matias Pereira

País Operação

Associação criminosa, branqueamento, fraude fiscal qualificada e venda, circulação ou ocultação de produtos ou artigos contrafeitos. Estes são os crimes de que estão acusados seis indivíduos e há ainda outros dois que respondem judicialmente pelos crimes de falsificação de documentos, auxílio à emigração ilegal e tráfico de estupefacientes.

Os ilícitos criminais inserem-se na operação Albare levada a cabo pela Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, no âmbito de inquérito titulado pelo Ministério Público - DIAP de Vila do Conde.

Explica o comunicado enviado às redações que, no decurso de cerca de 40 buscas, efetuadas nos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Porto, Vila Nova de Gaia e Sintra, os referidos suspeitos foram detidos.

Lê-se no comunicado da PJ, enviado às redações, que terão sido os responsáveis pelo branqueamento de capitais 40 milhões de euros janeiro de 2016 e março de 2018. Saliente-se que branqueamento de capitais é uma figura jurídica em que se prevê que os autores de atividades criminosas encobrem a origem dos bens e rendimentos obtidos ilicitamente.

Foram ainda apreendidas 18 viaturas automóveis, a grande maioria de gama alta, cerca de 350 mil euros em notas, equipamentos informáticos e telemóveis. De acordo com a Judiciária, consta ainda da lista de apreensões “uma quantidade assinalável de mercadorias contrafeitas ou sem os devidos documentos de suporte fiscal no valor presumível de três milhões de euros, dezenas de documentos de identificação, passaportes e cartas de condução internacionais presumivelmente falsas, além de variada documentação de natureza contabilística e fiscal”.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 34 e os 57 anos, empresários, todos de nacionalidade estrangeira, vão ser presentes às competentes autoridades judiciárias para interrogatório e aplicação das medidas de coação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório