Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 16º

Edição

PSP pede ajuda para menino que precisa de transplante de medula óssea

No Dia Mundial do Dador de Sangue, as autoridades partilharam a história feliz de um polícia transplantado e apelaram à solidariedade dos portugueses.

PSP pede ajuda para menino que precisa de transplante de medula óssea
Notícias ao Minuto

10:22 - 14/06/18 por Natacha Nunes Costa 

País Solidariedade

Celebra-se esta quinta-feira, dia 14 de junho, o Dia Mundial dos Dador de Sangue e como tal, a PSP decidiu assinalar o dia partilhando a história de um dos seus agentes, que ficou curado de uma leucemia após receber uma dádiva de medula óssea de um jovem alemão, por forma a apelar à solidariedade para dar também um final feliz ao pequeno João Góis, que está internado no Hospital da Estefânia.

"No dia 10 Junho de 2016, Dia de Portugal, foi-me diagnosticado uma leucemia LLA+. No dia 3 de novembro 2016, fiz um transplante de medula óssea. Estive nove meses internado no Serviço de Hematologia do Hospital de Santa Maria, a lutar pela vida, sem ir a casa. No dia 6 de Março de 2017, regressei para junto da minha família, em casa. No dia 27 de Março de 2018, voltei ao meu lugar, na UEP - Corpo de Intervenção da PSP... a fazer aquilo que mais gosto... Comandar uma equipa operacional. No dia 3 de Novembro de 2016 recebi a ajuda de um jovem alemão de 23 anos, que me deu algumas células das sua medula óssea”, começa por contar o chefe José Gaúcho, no testemunho partilhado pela PSP no Facebook.

“Agora chegou a minha hora de ajudar o João, com a minha visita e pedir a todos que o ajudem, sejam Dadores de Sangue e manifestem a vontade de serem Dadores de Medula, no momento da dádiva. Ajudem o João a voltar para casa, para junto da família”, apelou José Gaúcho.

Na mesma publicação, a PSP conta que os elementos do Corpo de Intervenção da Unidade Especial da Polícia deslocaram-se ao Hospital da Estefânia para visitar o pequeno João Góis, um menino algarvio que sofre de uma imunodeficiência primária e que precisa de um transplante de medula óssea.

As autoridades aproveitaram a visita para fazer um pedido de ajuda nas redes sociais, não só para o João mas para todas as pessoas que precisem de um transplante: “sejam também heróis por um dia - sejam dadores de medula óssea!”

GNR apela à doação de sangue e ao cuidado na estrada

A Guarda Nacional Republicana também assinalou o Dia Mundial dos Dadores de Sangue no Facebook.

Na imagem partilhada pelos militares nas redes sociais, lê-se, no pórtico de uma estrada, “doe sangue, mas não na estrada”, fazendo assim dois apelos numa só frase.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório