Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Regulamentos dos concursos para apoio ao cinema publicados hoje

Os três regulamentos relativos aos programas de apoios financeiros dos concursos na área do cinema são hoje publicados em Diário da República (DR).

Regulamentos dos concursos para apoio ao cinema publicados hoje
Notícias ao Minuto

11:08 - 11/06/18 por Lusa

País Diário da República

A 30 de maio, abriram os concursos de apoio ao cinema e audiovisual de 2018, após vários meses de atraso, contando com 19 milhões de euros a repartir por vários programas, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entidade que organiza os concursos.

Na série II do DR de hoje são publicados três regulamentos: o n.º 347/2018 relativo aos programas de apoios financeiros e respetivos anexos, referente aos concursos de apoio financeiro a promover pelo ICA este ano.

Também são publicados o regulamento n.º 348/2018, sobre o registo das entidades cinematográficas e audiovisuais, e o regulamento n.º 349/2018 relativo ao apoio 'ad hoc' referente aos concursos de apoio financeiro a promover pelo ICA, também este ano.

O calendário e a declaração anual de prioridades são publicados quase a meio do ano, porque estavam dependentes, segundo decisão da tutela, da aplicação da nova regulamentação da lei do cinema e audiovisual, que entrou em vigor em abril.

Na altura, em declarações à agência Lusa, o presidente do ICA, Luís Chaby Vaz, afirmava que 2018 seria um "ano zero" para o setor, porque se fez uma "grande revisão legislativa".

"Aligeirámos a carga burocrática na fase de candidaturas ao financiamento. Há a introdução de linhas de apoio que não existiam e visam contemplar áreas que não estavam previstas", disse.

Segundo o calendário disponibilizado na página oficial do ICA, do total dos 19 milhões de euros disponíveis, os programas de apoio ao cinema são contemplados com 10,9 milhões de euros, a distribuir por áreas como escrita de argumento, produção de ficção e documentário, distribuição e exibição.

O programa de apoio ao audiovisual e multimédia terá 3,8 milhões de euros para financiamento de séries ou filmes de ficção, documentário ou animação.

Há ainda o programa para novos talentos e primeiras obras, com um total de 2,5 milhões de euros, um programa específico de apoio à internacionalização, de 615 mil euros, e 1,1 milhões de euros para apoios 'had hoc' e para protocolos com Brasil, França e Itália.

Na declaração de prioridades, dos 19 milhões de euros de montante disponível, o ICA sublinha o reforço de financiamento para a produção de primeiras obras, que passa de um milhão de euros em 2017 para 2,5 milhões de euros para 2018, embora se faça a ressalva de que o apoio variará entre os 250 mil euros e os 500 mil euros por projeto.

Pela primeira vez, abre-se a porta a que argumentistas e realizadores apresentem candidaturas aos apoios à escrita e desenvolvimento. "Esta nova modalidade permite alargar a abrangência de projetos e reconhece o papel essencial dos criadores", lê-se no documento.

Este ano são retomados dois programas que não foram aplicados em 2017: O de apoio complementar, no valor de 600 mil euros, e o de coproduções com países de língua portuguesa, de 500 mil euros.

O apoio à distribuição de obras nacionais em mercados internacionais desce de 150 mil euros (em 2017) para 115 mil euros.

Do novo plano de prioridades, desaparece o programa de apoio à formação de públicos nas escolas, que foi lançado em 2017 com 540 mil euros a repartir por três anos.

Os concursos abrem à luz da nova regulamentação legislativa para o cinema e audiovisual, cujo objetivo passou, segundo a tutela, pela simplificação de processos administrativos.

Durante o tempo de revisão e discussão, o Ministério da Cultura foi duramente criticado pela Plataforma de Cinema - que reúne dezenas de agentes do setor -, por causa da forma como são escolhidos os júris dos concursos.

Segundo a nova regulamentação, compete apenas ao ICA constituir e aprovar uma lista de jurados efetivos para cada concurso, depois de consultar a Secção Especializada de Cinema e Audiovisual (SECA), do Conselho Nacional de Cultura.

Em cada um dos 23 programas dos concursos de 2018 estão já revelados os nomes dos júris selecionados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório