Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro garante mais meios aéreos para combater incêndios florestais

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou hoje que, apesar de o dispositivo de combate a incêndios florestais para 2018 ter "a maior capacidade de meios aéreos dos últimos anos", os recursos financeiros não estão esgotados.

Ministro garante mais meios aéreos para combater incêndios florestais
Notícias ao Minuto

21:21 - 27/05/18 por Lusa

País Eduardo Cabrita

"Temos a maior capacidade de meios aéreos dos últimos anos, a tempo, e com recursos, [uma vez] que não se utilizaram todos aqueles que estão disponíveis para este ano", frisou o responsável pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

O ministro, que falava aos jornalistas no final das cerimónias do Dia do Bombeiro Português, em Portel (Évora), comentava uma notícia do jornal Público que diz que o MAI já tinha gasto quase todo o dinheiro para meios aéreos que tinha para 2018, 2019 e 2020.

Eduardo Cabrita disse esperar que "os recursos em 2018 sejam suficientes", mas notou que "ainda existem recursos por utilizar" e que "para a segurança das populações não existirá restrição orçamental".

"O orçamento de 2019, certamente, também garantirá que daremos continuidade à garantia da segurança dos portugueses", acrescentou.

O governante realçou que o dispositivo para este ano está "melhor coordenado, reforçado e ajustado", admitindo que o trabalho de prevenção leva a crer o país estará "menos dependente exclusivamente do combate".

"Este esforço não é em 2018. É um esforço que terá de continuar nos anos seguintes e reforçado, sabendo que há elementos estruturais que levarão alguns anos a ser ajustados", referiu o ministro.

Por outro lado, o titular da pasta da Administração Interna indicou ter havido este ano mais limpeza de florestas, mas advertiu que o objetivo "não é cobrar multas", porque "as multas não protegem bens nem salvam vidas".

"O nosso objetivo é criar uma consciência de segurança e, para isso, a responsabilidade é de todos", sublinhou.

Antes, o ministro participou na homenagem e condecoração a um grupo de bombeiros de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande e proferiu um discurso, durante o qual enalteceu o "papel decisivo dos bombeiros portugueses".

"Teremos o maior dispositivo de combate a fogos rurais que jamais tivemos", acentuou Eduardo Cabrita.

Já o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, lançou um desafio ao ministro para que este possa dar "seguimento a reformas prementes que se exigem para os bombeiros", dando como exemplos a criação de um direção nacional de bombeiros e um comando autónomo de bombeiros.

Marta Soares pediu também uma lei do financiamento, alertando que "sem ovos não se fazem omeletes".

"Chamo-lhe à atenção para que, porventura, nos momentos até difíceis, porque nós não somos Centeno, possa levar por diante a reivindicação que se impõe, deseja e que é necessária para que os bombeiros possam fazer ainda melhor aquilo que já fazem bem", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório