Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Países ibero-americanos criam prémios para cinema de animação

Mais de 20 países, incluindo Portugal, criaram um prémio para "homenagear o talento e a indústria da animação ibero-americana", revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Países ibero-americanos criam prémios para cinema de animação
Notícias ao Minuto

16:21 - 07/12/17 por Lusa

Cultura ICA

A primeira edição dos Prémios Quirino da Animação, batizados em homenagem ao realizador italo-argentino Quirino Cristiani, está marcada para os dias 6 e 7 de abril em Santa Cruz de Tenerife, Espanha.

O cinema ibero-americano que se tiver estreado em sala nos 12 meses anteriores a cada edição será, assim, reconhecido em nove categorias: Longa-Metragem, Série, Curta-Metragem, Curta-Metragem de Escola, Obras Inovadoras, Obras Sob Encomenda, Desenvolvimento Visual, Design de Animação e ainda Desenho de Som e Música Original.

Em paralelo à cerimónia dos prémios, acontecerá um Fórum Ibero-americano de Coprodução e um Congresso Internacional da Animação Ibero-americana, dirigidos a profissionais da animação.

Os Prémios Quirino "nascem da necessidade de premiar o talento na indústria da animação ibero-americana, criando laços e redes entre ambos os lados do oceano", lê-se no 'site' oficial dos prémios.

"O evento reunirá, portanto, a florescente indústria latino-americana, junto com a de Portugal, Andorra e Espanha, construindo uma verdadeira irmanação para o desenvolvimento conjunto do grande mercado que é a Ibero-América", sustenta a organização.

Em Portugal, estão disponíveis alguns programas de apoio financeiro ao cinema de animação, nomeadamente na escrita e desenvolvimento de projetos e outros dois para produção de curtas e longas-metragens.

Em 2016, o ICA apoiou nove filmes de animação, todos eles curtas-metragens de ficção e documentário, entre os quais "Água mole", de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, e "Última chamada", de Sara Barbas.

Este ano, o programa de apoio à produção de curtas-metragens do ICA, que disponibiliza um total de 750 mil euros, recebeu 36 projetos, cuja avaliação ainda decorre.

Num país com escassa produção de longas-metragens de animação, o ICA abriu este ano um concurso específico nesta categoria, para apoiar apenas um projeto com um milhão de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório