Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Aumentam mulheres que procuram ajuda para deixar dependência de drogas

Portugal tem registado um aumento do número de mulheres que procuram ajuda para deixar a dependência de drogas, revelou hoje a Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos (APNA), durante a 33.ª Convenção Europeia que decorre em Portimão.

Aumentam mulheres que procuram ajuda para deixar dependência de drogas
Notícias ao Minuto

19:18 - 22/09/17 por Lusa

País APNA

"Há cada vez mais pessoas a frequentarem as reuniões que se realizam por todo o país, registando-se um ligeiro crescimento do número de mulheres que procuram ajuda para todo o tipo de dependências", revelou Manuel (nome fictício), membro da APNA na sessão de abertura da Convenção Europeia de Narcóticos Anónimos, que está a decorrer até domingo, no pavilhão Arena, em Portimão, no Algarve.

No evento internacional, que se realiza anualmente, participam cerca de 1.500 pessoas de vários países, na sua maioria adictos - pessoas que abandonaram ou que estão em processo de recuperação de drogas.

Segundo Manuel, em Portugal funcionam cerca de 140 grupos com reuniões semanais "de ajuda a pessoas que deixaram a dependência de drogas e outras que pretendem iniciar um processo de recuperação".

"O que verificamos, é que há mais mulheres a aderirem às reuniões, fenómeno que ocorre por todo o país", destacou aquele membro da APNA, acrescentando que a associação "através da partilha de experiências proporciona um programa de recuperação anónimo, com o poder de salvar vidas".

Manuel apontou o seu caso pessoal "de abandono total de drogas", como um exemplo da ajuda prestada pela associação, ao proporcionar a troca de experiências, "que faz com que as pessoas dependentes, pensem por si próprias, responsabilizando-as" perante a sociedade.

"É uma terapia que faz com que os dependentes de drogas se revejam nos casos dos seus semelhantes, o que se traduz num reflexo dos seus atos, consciencializando-as", destacou.

A 33.ª convenção europeia dos Narcóticos Anónimos, além da partilha de experiências com adictos de vários países mundiais, pretende celebrar a recuperação "de todos os que se mantêm limpos e abstinentes".

Manuel explicou ainda que durante os três dias do evento podem participar pessoas com vários tipos de dependências, "quer sejam drogas ou álcool, não havendo qualquer distinção".

"A convenção é uma oportunidade para que os adictos de todo o mundo se possam encontrar, partilhar experiências de recuperação, de como é que conseguiram parar de usar drogas, como é que têm enfrentado e lidado com os problemas da vida, no fundo celebrar", concluiu.

Do programa da convenção europeia, organizada pela Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos, constam, além das reuniões de partilha de experiências, eventos culturais, musicais e festas na cidade de Portimão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório