Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dois mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo.

Dois mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria
Notícias ao Minuto

08:58 - 20/09/17 por Lusa

Mundo Caraíbas

Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

Pelo menos outras duas pessoas estão desaparecidas, informou Maire, que considerou que apesar dos danos materiais na zona de Saintes, "a situação não parece crítica".

As comunicações são deficientes em Guadalupe e, de acordo com as autoridades locais, 40% dos lares estavam durante a noite sem eletricidade e 25% sem telefone fixo.

Os serviços de meteorologia alteraram o nível de alerta de furacão, de violeta (risco iminente) para cinzento, permitindo a saída aos serviços de socorro e forças da ordem.

As autoridades locais instaram, através da internet, a população a ficar em casa para não interferir nas operações de desobstrução dos escombros e de assistência.

Também sublinham que "as condições meteorológicas continuam muito más, e que a chuva e as ondas aumentam os riscos de inundações e de deslizamentos de terras".

"Os ventos continuam muito violentos. Caíram muitas árvores nas estradas", acrescentaram.

Mais a norte nas Antilhas francesas, os serviços meteorológicos colocaram a ilha francesa Saint-Barthélemy (São Bartolomeu) e a parte francesa da ilha San-Martin (São Martinho) em alerta violeta, o que significa que se espera um grande impacto pela chegada do furacão Maria nas próximas horas.

Estas duas ilhas foram bastante afetadas pelo furacão Irma.

À semelhança do Irma, o mais longo furacão de categoria 5 na escala de Saffir-Simpson alguma vez registado no mundo, o Maria também está a deixar um rasto de destruição, com inundações, tetos arrancados e cortes de energia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório