Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Baleia Azul:"Governo deve ordenar bloqueio de sites que levem a suicídio"

Fundador do Clube dos Pensadores analisa o impacto do desafio viral que faz os jovens "atentarem contra a própria vida".

Baleia Azul:"Governo deve ordenar bloqueio de sites que levem a suicídio"
Notícias ao Minuto

10:50 - 04/05/17 por João Oliveira

Política Joaquim Jorge

O jogo da Baleia Azul tem exposto o lado negativo de um mundo sem barreiras. O jogo que desafia os jovens a colocar a própria vida em risco, que nasceu na Rússia em 2013, estendeu-se por todo o globo e nem Portugal escapou à ‘moda’, tendo ontem sido registado mais um caso de uma criança com sinais de auto-mutilação resultantes do desafio.

Este é, no entender de Joaquim Jorge, um “jogo estúpido e sem nexo”, o que o leva a salientar que “o importante é dotar os adolescentes de ferramentas que lhes permitam dizer não a esse tipo de desafios”, preparando-os para lidar com estas situações, sejam elas quais forem”, mas, mais do que isso, é preciso chamar os pais à razão, fazendo-os intervir.

“Aqui devem entrar os pais. Os pais não podem ser só de nome, têm de estar atentos e intervir. Os pais não se podem demitir das suas funções, devem ensinar os filhos a lidar com essas situações, devem ter uma atitude pró-ativa, da mesma forma que ensinam os seus filhos a sentarem-se à mesa e a comer, também têm de os ensinar a usar a net, sabendo o que é ou não seguro fazer”, aponta o Fundador do Clube dos Pensadores num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto.

Cabe, por isso, aos progenitores serem capazes de “educar os filhos com sentido de responsabilidade e que a vida tem prazeres e frustrações”, sendo esse equilíbrio aquilo que faz ver aos mais novos “o que é melhor para eles e socialmente respeitável”.

Ainda sobre o mesmo tema, Joaquim Jorge chama o Governo à razão: “O Governo deve ordenar o bloqueio de sites que levem ao suicídio. A pirataria contorna esse problema, mas torna mais complicado o acesso”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório