Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Exposição de Presépios de Santo Tirso reúne trabalhos de cinco países

Uma centena de presépios, desde os feitos em cerâmica aos construídos em metal, de cinco países, preenchem a XII Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso, entre 24 de novembro e 03 de janeiro, foi hoje anunciado.

Exposição de Presépios de Santo Tirso reúne trabalhos de cinco países
Notícias ao Minuto

16:11 - 17/11/18 por Lusa

Cultura Mostra

O artesão e membro da organização Delfim Manuel disse à agência Lusa que a mostra reúne este ano "presépios de cinco países - Portugal, Itália, Espanha, França e Moçambique", sendo que o principal, com "cerca de 50 anos, é um trabalho raro, com seis peças em barro vidrado, da autoria da artesã Rosa Ramalho".

A exposição, com curadoria da Confraria do Caco, e que em anos anteriores atingiu os 2.500 exemplares, ficou este ano "reduzida aos 100 devido ao facto de o edifício da câmara de Santo Tirso estar em obras e o espaço para expor ser menor".

José Franco, Alberto Miguel, Mistério Filhos, Júlia Côta, Irmãs Flores e Jorge Conceição e Delfim Manuel serão alguns dos artesãos portugueses com trabalhos expostos, numa coleção que reúne no mesmo espaço trabalhos em "cerâmica, madeira, couro, azulejaria, granito, vidro, tecido, cortiça, e os mais recentes em metal", acrescentou o responsável da organização.

"A novidade, nesta edição, prende-se com os novos conceitos, com novas linhas, na conceção dos presépios", explicou Delfim Manuel.

Paralelamente, entre 23 e 25 de novembro, na Fábrica de Santo Thyrso, decorrerá uma Feira de Presépios com mais de vinte artesãos a trabalhar ao vivo, acrescenta um comunicado da câmara.

Citado na nota de imprensa, o presidente da autarquia, Joaquim Couto, considerou a exposição "um marco na programação anual" da autarquia que "vem engrandecer a oferta cultural do município" na quadra natalícia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório