Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Como será a alimentação de um astronauta ou de um velejador?

Terceira edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo arranca já na sexta-feira em Portugal e pretende sublinhar a excelência do Made in Italy.

Como será a alimentação de um astronauta ou de um velejador?
Notícias ao Minuto

16:30 - 13/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cozinha

O arranque oficial da terceira edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo só acontece no dia 19 de novembro, mas Portugal junta-se às celebrações mais cedo. Já a partir de sexta-feira, dia 16 de novembro, reputados chefs italianos, bem como outras personalidades, 'invadem' o país num total de 14 iniciativas e 17 restaurantes que se juntam ao evento com a apresentação de menus especiais, baseados no conceito 'The Extraordinary Italian Taste'. A iniciativa é promovida pelo Governo italiano e decorre em mais de 150 países em simultâneo, com o objetivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização decerca de mil atividades.

Em Portugal, o evento decorre de 16 a 28 de novembro, passando pelas cidades de Lisboa, Porto e Loulé. A Semana da Cozinha Italiana no Mundo integra degustações de produtos,workshops, provas de vinhos, showcookings, jantares e ainda uma conferência, focando as regiões e territórios de origem de produtos italianos, assim como a dieta mediterrânica. Um dos destaques da programação é a presença de Raffaele Tiberino – cuja empresa familiar prepara refeições para a Estação Espacial Internacional –, de Pasquale Laera – distinguido com uma estrela Michelin – e de Necci Bertini – que preparará uma degustação dos pratos consumidos durante uma prova de vela.

Campeã do Mundo de carving orienta workshop

A terceira edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo arranca em Portugal com um workshop de carving, ou seja, a escultura e a decoração culinária. Na sexta-feira, dia 16 de novembro, às 14h30, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto recebe Graziella Sangemi – campeã do mundo de carving – e a sua equipa, para mostrar que, por detrás de um chef, também se pode esconder um grande escultor. As atividades no Porto integram também a conferência 'Dieta Mediterrânica - Definição, relação com a saúde e adesão' na Reitoria da Universidade do Porto (23 de novembro) e um Jantar-concerto com a Federação dos Cozinheiros do Lácio para homenagear Rossini (17 de novembro).

Gastronauta abre o 'programa de festas' em Lisboa

Na segunda-feira, dia 19 de novembro, Lisboa recebe o jornalista e escritor Davide Paolini – mais conhecido por Gastronauta - que escolhe o que comer com a própria cabeça, sem se deixar influenciar pelos lugares-comuns. Desde 1983, assina a rubrica 'A me mi piace' no jornal Il Sole 24 Ore e é autor de vários livros sobre comida e marketing gastronómico e territorial. O momento acontece às 18h30 no Instituto Italiano de Cultura e será acompanhado de uma degustação de produtos típicos da Úmbria. A entrada é livre, mas a reserva é obrigatória e deve ser feita para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

Estrela Michelin vem a Portugal ensinar a nova geração

No dia 21 de novembro, às 16h00, Pasquale Laera – licenciado pela Escola Internacional de Cozinha Italiana ALMA e já distinguido com uma estrela Michelin – vai até à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril passar os seus conhecimentos à nova geração de chefs portugueses. No dia anterior, 20 de novembro, o jovem Chef prepara, na Embaixada de Itália, o Jantar de Gala de homenagem a Gioacchino Rossini que assinala os 150 anos da morte do compositor. O momento, destinado a convidados, será acompanhado de uma exibição musical da mezzo-soprano Joana Dinis da Fonseca e do pianista Alessio Vellotti, que interpretarão árias rossinianas.

O que come um campeão de vela durante uma competição?

Ainda no dia 21 de novembro, às 19h00, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raimondo Cappa – campeão de vela em competições internacionais. Será realizada uma apresentação dos pratos típicos da tradição napolitana que se costumam comer a bordo de uma embarcação, como é o caso da frittata de massa ou o gattò de batatas, sendo que a degustação será preparada pela Chef Necci Bertini. A entrada é livre, com necessidade de inscrição para o e-mailiiclisbona.reservas@esteri.it.

No Espaço também se fala e come italiano

A convite da organização, Raffaele Tiberino vem a Portugal para contar a história da empresa familiar que, desde 2007, prepara os menus italianos para os astronautas da Estação Espacial Internacional. Segue-se uma degustação – também preparada por Tiberino – de produtos da região Apúlia, como a Fregola ai peperoni e as Orecchiette baresi con le cime di rapa, com acolaboração do Chef Luca Salvadori. A entrada para este evento também é gratuita, sendo que a inscrição tem de ser feita para iiclisbona.reservas@esteri.it.

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo é concebida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional com um grupo de trabalho que envolve o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o Ministério da Educação, da Universidade e da Investigação e o Ministérios dos Bens e Atividades Culturais, contando ainda com todas as instituições públicas e privadas empenhadas na promoção Made in Italy e da cozinha italiana. Em Portugal, as iniciativas são da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano deCultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal, e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto, contando ainda com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório