Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rei Juan Carlos pode ser excluído do caso 'Villarejo’

Caso sobre gravações secretas dava conta de negócios cometidos pelo rei.

Rei Juan Carlos pode ser excluído do caso 'Villarejo’
Notícias ao Minuto

11:24 - 07/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O juiz da Operação Tándem poderá retirar o nome do Juan Carlos I do processo sobre uma alegada rede de tráfico de informação liderada pelo comissário José Villarejo , avança o El Pais.

O processo em causa tem como protagonista o comissário da polícia que é acusado dos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e ter  feito gravações secretas.

O rei emérito espanhol viu-se envolvido na polémica, depois de terem sido feitas gravações à sua amiga, e alegada amante, Corinna Larsen, em 2015.

A mulher afirmava que o antigo rei a tinha usado para esconder diversas propriedades no estrangeiro, contas na Suíça e outros elementos patrimoniais. Acrescentava também que o rei emérito cobrou para mediar a construção do comboio de alta velocidade em Meca, Arábia Saudita, num negócio que envolveu 12 empresas espanholas

A Audiência Nacional, responsável por julgar assuntos de Estado e casos graves, abriu então uma investigação sobre o conteúdo das gravações feitas secretamente por Villarejo, bem como às possíveis irregularidades cometidas por Juan Carlos.

Agora, esse mesmo tribunal, considerou que o monarca é uma peça isolada no caso pelo que não há indícios para iniciar uma investigação contra o rei emérito. Os supostos crimes que poderiam ser atribuídos a Juan Carlos teriam sido cometidos antes de junho de 2014, quando o ex-chefe de Estado gozava de inviolabilidade, circunstância crucial para decidir a possível exclusão do rei emérito da causa.

Na sequência deste caso, José Villarejo foi detido, estando preso desde novembro de 2017 devido as gravações ilícitas que fez a diversas personalidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório