Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Carnes vermelhas e processadas fazem isto à sua mente (não é bonito)

Uma equipa de cientistas norte-americanos, conduziu um estudo no qual analisou 1,101 indivíduos, durante um período de 10 anos, e acredita que existe uma correlação entre o aparecimento de problemas de saúde mental e o químico nitrato, uma substância comummente encontrada nas carnes vermelhas e em produtos de charcutaria.

Carnes vermelhas e processadas fazem isto à sua mente (não é bonito)

A ingestão desse tipo de carnes, que inclui hambúrgueres, bacon e salsichas, estará relacionada com a ocorrência de colapsos mentais, aponta o novo estudo.

A pesquisa sugere que os pacientes internados em hospitais devido à incidência de episódios maníacos, apresentam três vezes mais hipóteses de terem consumido recentemente carne vermelha, fiambre, salame ou carne seca.

Os cientistas creem que tal poderá estar a ocorrer, sobretudo pelo facto destes alimentos conterem o químico nitrato, que é usado para os preservar.

Para efeitos daquela pesquisa, os roedores que foram alimentados com uma dieta rica em nitratos, demonstraram ter uma maior propensão para virem a sofrer de episódios maníacos, apenas algumas semanas após estarem a seguir aquele regime alimentar.

A coautora do estudo, a médica e professora Seva Khambadkone, da Faculdade de Medicina, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, disse: “O nitrato presente nesta carne pode ser um fator ambiental determinante na incidência dos casos maníacos”.

O estudo observou 1,101 indivíduos, de idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, com ou sem um historial de doenças psiquiátricas, entre 2007 e 2017.

Inicialmente, os investigadores suspeitavam que os vírus presentes em certos alimentos poderiam estar a provocar esses surtos mentais.

O outro coautor do estudo, o professor Robert Yolken, disse: “Observámos várias possíveis fontes dietéticas de exposição e a carne vermelha e a charcutaria sobressaíram significativamente”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório