Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Transexualidade já não é considerada distúrbio mental

Organização Mundial de Saúde considera que transexualidade é "incongruência de género".

Transexualidade já não é considerada distúrbio mental
Notícias ao Minuto

12:39 - 21/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo OMS

Até à passada segunda-feira, as pessoas transexuais eram consideradas doentes mentais pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Agora, deixaram oficialmente de o ser.

Na nova Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID), apresentada na passada segunda-feira, a OMS  decretou que a transexualidade deixa de ser considerada um distúrbio mental, tendo sido recolocada na categoria de saúde sexual.

Nesse sentido, a OMS considera a transexualidade como "incongruência de género".

"Todas as evidências disponíveis foram revistas e discutidas por um grupo consultivo externo, juntamente com a base científica desta condição e o feedback da comunidade profissional e das comunidades envolvidas", disse Lale Say, coordenador da OMS. 

A organização considera que manter a transexualidade no CID é importante e que vai reduzir o preconceito à medida que garante condições de saúde às populações. 

Para a ILGA Portugal, "este anúncio é um passo histórico, mas ainda não é a etapa final". "Agora, urge que essas mudanças sejam implementadas a nível nacional para garantir a despatologização efetiva, assegurando também que existam cuidados de saúde trans-específicos que sejam verdadeiramente acessíveis, assentes no consentimento informado e respeitadores de Direitos Humanos", escreveu a organização na sua página de Facebook.

A ILGA sublinha ainda que são precisas mais alterações, "nomeadamente no que toca ao diagnóstico de "incongruência de género na infância”, que foi mantido na versão final". 

A nova edição do CID deverá entrar em vigor em 2022. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório