Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Atividade humana leva animais a viverem mais de noite para evitar humanos

A atividade humana está a levar muitos mamíferos a serem mais noctívagos, quando há menos hipóteses de se cruzarem com pessoas, segundo um novo estudo hoje publicado.

Atividade humana leva animais a viverem mais de noite para evitar humanos
Notícias ao Minuto

19:21 - 14/06/18 por Lusa

País Estudo

Os animais selvagens receiam os seres humanos e alteram os seus comportamentos para evitarem encontros, o que tem efeitos na demografia, fisiologia e cadeias alimentares de que fazem parte.

A equipa liderada por Kaitlin Gaynor, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, analisou 76 estudos anteriores sobre 62 espécies diferentes em seis continentes, em que a atividade dos animais foi controlada através de GPS e câmaras sensíveis ao movimento.

Depois, compararam a atividade registada com as alturas em que há mais atividade humana e verificaram que quanto mais humanos por perto, mais noctívagos os animais se tornam.

Os autores do estudo assinalam que estas alterações no comportamento ajudam humanos e os outros animais a coexistirem melhor mas que, para os animais, também pode significar mais cansaço e mais trabalho para evitar predadores, o que leva a taxas de reprodução mais baixas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório