Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sem solução para fronteira da Irlanda não há acordo para Brexit, diz Tusk

O presidente do Conselho Europeu considera que este é um ponto essencial para o acordo. Londres e Bruxelas consideram que não deve haver barreiras físicas ao longo da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, mas colocar isso em prática não está fácil.

Sem solução para fronteira da Irlanda não há acordo para Brexit, diz Tusk
Notícias ao Minuto

15:49 - 18/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Declarações

Antes de mais uma reunião entre representantes do Reino Unido e da União Europeia relativamente ao Brexit, Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, não poderia ter sido mais claro. Se não houver acordo para a questão da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, não há acordo para o Brexit, refere a BBC.

“A decisão do Reino Unido sobre o Brexit foi o que provocou o problema e é o Reino Unido que tem de resolver o problema. Sem uma solução não vai haver acordo para a saída do Reino Unido nem acordo para a transição”, disse Tusk em Estrasburgo.

A questão da fronteira entre as Irlandas é considerada uma das mais importantes para se conseguir um acordo para o Brexit. O Reino Unido e a União Europeia estão em sintonia num aspeto: não deve haver barreiras físicas entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. O problema é colocar isso em prática.

Londres e Bruxelas devem chegar a um acordo para o Brexit até março do próximo ano. Se isso acontecer terá início um período de transição de 21 meses, até ao final de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório