Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Já tinham caído pontes das duas empresas que construíram ponte de Miami

Colapso da ponte pedonal da Universidade Internacional da Florida, esta quinta-feira, resultou em "vários mortos", de acordo com a polícia local.

Já tinham caído pontes das duas empresas que construíram ponte de Miami
Notícias ao Minuto

21:35 - 15/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

As duas principais empresas envolvidas na construção da ponte pedonal da Universidade Internacional da Florida, que esta quinta-feira colapsou, foram recentemente acusadas de más práticas e que inclusive colocaram em risco a segurança de trabalhadores.

Recorde-se que a ponte em questão, em Miami, colapsou na totalidade sobre uma estrada com seis vias resultando em "vários mortos" e feridos, de acordo as informações reveladas pelas autoridades até ao momento, estando ainda a tentar chegar às cinco a seis viaturas esmagadas debaixo do tabuleiro.

O projeto para a construção da ponte foi ganho pela Munilla Construction Management num concurso público levado a cabo pelo Departamento de Transportes norte-americano. A firma associou-se depois à Figg Bridge Group, para a execução do projeto, avaliado em 14,2 milhões de dólares  (cerca de 11,4 milhões de euros).

Tanto uma empresa como a outra estão envolvidas em alegações de más práticas, segundo reporta o Miami New Times. A Munilla foi responsabilizada pelo tribunal do condado de Miami-Dade pelos ferimentos graves de um funcionário do aeroporto de Fort Lauderlade-Hollywood.

A empresa, que detém um contrato para a expansão daquele aeroporto, foi a responsável pela construção provisória que colapsou quando Jose Perez, o trabalhador, a estava a atravessar, em outubro de 2016. “Ficou com vários ossos partidos e lesões na coluna”, afirmou a defesa do funcionário.

A Munilla já reagiu ao incidente em Miami, enviando “pensamentos e orações” para “toda a gente afetada por esta terrível tragédia” e sublinhando que vão “levar a cabo uma investigação compreensiva para determinar exatamente o que correu mal”, cooperando totalmente com as autoridades.

No que respeita à Figg, também esta empresa viu uma estrutura sua cair enquanto estava a ser construída, em 2012. Uma parte do tabuleiro da ponte South Norfolk Jordan, com cerca de 90 toneladas, colapsou em cima de uma linha de comboio, no estado da Virginia. Alguns trabalhadores ficaram com ferimentos ligeiros, mas nenhum morreu. A empresa foi, na altura, multada em 28 mil dólares, tendo-se provado que tinha violado várias regras de segurança.

Também através de comunicado, mas enviado à imprensa, a Figg disse-se “chocada” com o incidente e alegando que nunca aconteceu nada similar nos seus 40 anos de história.

“Vamos colaborar totalmente com as autoridades competentes na investigação ao que aconteceu e porquê. Na nossa história de 40 anos, nunca antes aconteceu algo parecido. Toda a nossa equipa está de luto pela perda de vida e ferimentos associados com esta devastadora tragédia, as nossas orações vão para todos os envolvidos”, afirmam.

A ponte pedonal em Miami, recentemente instalada, dava acesso à Universidade Internacional da Florida e pesava 950 toneladas. A estrutura, construída com técnicas inovadoras, deveria ser capaz de resistir a um furacão de categoria 5 e teria capacidade para durar 100 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório