A ponte pedonal que colapsou, esta quinta-feira, em Miami foi construída com o objetivo de providenciar uma passagem segura aos alunos da Universidade Internacional da Florida que tinham de atravessar esta via, na qual já se tinham registado atropelamentos mortais.
A construção da ponte University City ficou a cargo da Munilla Construction Management, que ganhou o concurso público para este projeto, e que estava a colaborar com o Figg Bridge Group.
Esta ponte estava a ser construída com uma técnica inovadora que reduzia o risco para os trabalhadores, para as pessoas que a utilizassem e que também ajudaria a evitar o congestionamento do trânsito.
No sábado tinha sido feita a instalação da estrutura da ponte, um momento que a universidade destacou no seu Twitter com um vídeo. A FIU realçava o cariz inovador da ponte.
First-of-its-kind pedestrian bridge “swings” into place. “FIU is about building bridges and student safety. This project accomplishes our mission beautifully,” -President Mark B. Rosenberg. https://t.co/x8gPM9A4DG #worldsahead pic.twitter.com/mPEMeh2zmw
— FIU (@FIU) March 10, 2018
Previa-se que a ponte fosse inaugurada em 2019. Segundo a BBC, estima-se que o custo da construção rondasse os 14,2 milhões de dólares (cerca de 11,4 milhões de euros).
A estrutura deveria ser capaz de resistir a um furacão de categoria 5 e teria capacidade para durar 100 anos. Infelizmente, algo não correu bem.
Acima pode ver um vídeo lançado pela Munilla sobre o projeto para esta ponte.