Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Rebeldes não querem negociar saída de Ghouta com a Rússia

Grupos armados na zona de Ghouta Oriental acusam Moscovo de querer causar "deslocamentos em massa" e garantem que vão continuar a lutar contra o regime.

Rebeldes não querem negociar saída de Ghouta com a Rússia
Notícias ao Minuto

16:30 - 07/03/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Síria

Os rebeldes que combatem em Ghouta Oriental, na Síria, contra o regime de Bashar al-Assad rejeitaram a retirada segura da cidade oferecida por Moscovo. Os grupos armados consideram que a proposta não é séria e que a Rússia pretende causar “deslocamentos em massa”.

“A persistência da Rússia em causar deslocamentos em massa é um crime que não pode ser ignorado”, afirmou à Al Jazeera Wael Olwan, do grupo Failaq al-Rahman, ligado ao Exército Livre da Síria.

Também esta quarta-feira, em declarações à Reuters, um responsável por um grupo rebelde que não quis ser identificado disse que “não existem negociações” com a Rússia. “As fações de Ghouta, os seus combatentes e o seu povo vão continuar no seu território e vão defendê-lo”, garantiu.

Apesar de a trégua humanitária, decidida unilateralmente por Moscovo depois do cessar-fogo aprovado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas estar em vigor, a ofensiva do regime e da Rússia ainda não parou e as equipas de ajuda humanitária têm tido muita dificuldade em entrar no enclave de Ghouta para ajudar a população.

Prova de que o regime, que já controlada cerca de um terço de Ghouta, está apostado em destruir toda a oposição na cidade é o contingente de 700 homens enviado para combater os grupos rebeldes.

Esta quarta-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas reuniu de emergência a pedido da França e do Reino Unido (dois dois cinco membros permanentes). Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, desde 18 de fevereiro já morreram cerca de 800 pessoas em Ghouta Oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório