Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

40 múmias e uma mensagem do além encontradas em cemitério egípcio

O cemitério terá mais de 2.000 anos.

40 múmias e uma mensagem do além encontradas em cemitério egípcio
Notícias ao Minuto

18:41 - 26/02/18 por Notícias ao Minuto

Mundo Descoberta

40 múmias e um colar com uma "mensagem da vida depois da morte" foram encontrados num cemitério com mais de 2.000 anos no Egito.

O local situado em Minya, a sul do Cairo, deverá demorar cerca de cinco anos a ser escavado totalmente, pois contém mais de 40 sarcófagos, jóias, cerâmica e uma máscara de ouro.

O ministro das antiguidades egípcio revelou que os artefactos deverão datar de 300 anos a.C. "Este é apenas o início de uma nova descoberta", disse à BBC.

Um dos líderes da missão arqueológica disse que oito dos túmulos já foram descobertos, mas que esperam encontrar mais conforme as escavações continuam. Acrescentando que a maior parte dos túmulos e artefactos pertenciam a sacerdotes do antigo deus egípcio Tot.

As quatro múmias descobertas foram encontradas com jarros bem preservados que continham os seus órgãos e com tampas que pareciam representar as caras dos quatro filhos de Hórus, o deus égipcio dos céus.

Além dessas descobertas foi ainda encontrado um colar com um pendente onde se lia em hieróglifos "Feliz Ano Novo", algo descrito pelo responsável das escavações como "uma coincidência maravilhosa" e como "uma mensagem enviada para nós do além".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório