Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Angela Merkel designa 'número dois' no seu CDU

A chanceler alemã, Angela Merkel, decidiu hoje designar Annegret Kramp-Karrenbauer, apresentada como a sua presumível herdeira política, como a 'número dois' do seu partido conservador, respondendo a críticas internas que exigem "sangue novo".

Angela Merkel designa 'número dois' no seu CDU
Notícias ao Minuto

17:05 - 19/02/18 por Lusa

Mundo Kramp-Karrenbauer

A designação de Kramp-Karrenbauer suscitou "uma larga aprovação" na direção da União Democrata-Cristã (CDU), declarou Merkel numa conferência de imprensa conjunta com a sua futura "braço direito".

Chefe do governo do pequeno Estado regional de Sarre (oeste), Kramp-Karrenbauer, 55 anos, vai ser secretária-geral da CDU. Merkel foi também secretária-geral do partido antes de se tornar presidente da CDU em 2000.

Annegret Kramp-Karrenbauer sucederá a Peter Tauber, 43 anos, que está demissionário por razões de saúde, no congresso do partido a 26 de fevereiro em Berlim.

A chanceler alemã disse que Kramp-Karrenbauer queria ocupar o lugar, ideia que lhe agradou e a que decidiu dar resposta.

Embora ambas as mulheres se tenham recusado a falar sobre o tema, Kramp-Karrenbauer é a partir de agora considerada pelos 'media' alemães como a presumível herdeira política de Merkel.

O politólogo berlinense Oskar Niedermayer fala de uma "manobra tática inteligente". Ao chamar Annegret Kramp-Karrenbauer para o seu lado, Angela Merkel "envia um primeiro sinal muito claro ao debate sobre a sua sucessão", disse ao diário Handelsblatt.

Apelidada de "Merkel do Sarre" ou "mini-Merkel" devido à sua proximidade ideológica e de carácter com a chanceler, é também frequentemente designada pelas suas iniciais "AKK".

Com formação em direito público, está à frente do governo de Sarre desde 2011 e, embora seja pouco conhecida a nível federal e não tenha experiência ministerial nacional, é "extremamente popular" na CDU, observou o semanário alemão Der Spiegel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório