Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Polémica em Bruxelas: Juncker apoia processo eleitoral que o elegeu

O presidente da Comissão Europeia está do lado do Parlamento Europeu que quer manter o método do ‘spitzenkandidat’. Mas líderes europeus como Macron não são muito favoráveis a este sistema.

Polémica em Bruxelas: Juncker apoia processo eleitoral que o elegeu
Notícias ao Minuto

13:42 - 19/02/18 por Fábio Nunes

Mundo União Europeia

Ainda falta cerca de um ano e meio para que Jean-Claude Juncker conclua o seu mandato como presidente da Comissão Europeia. Mas apesar disso, já há polémica em torno do método utilizado para escolher o sucessor do luxemburguês em Bruxelas.

O Financial Times avança que Juncker vai pedir aos Estados-membros para não ‘riscarem’ o método que o elegeu para a presidência da Comissão Europeia, o chamado ‘spitzenkandidat’. Este sistema consiste na escolha de candidatos por cada partido político europeu.

Este método foi utilizado pela primeira vez em 2014, mas foi alvo das críticas de David Cameron, então primeiro-ministro britânico, e de Viktor Orban, o primeiro-ministro húngaro. E continua a não ser visto com bons olhos por alguns líderes europeus, como Emmanuel Macron, que receiam perder o controlo na escolha do sucessor de Juncker.

Alguns Estados-membros temem que o sistema do 'spitzenkandidat' reforce o poder de certos grupos partidários no seio do parlamento europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório