Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Excesso de velocidade pode ter causado acidente ferroviário em Espanha

O descarrilamento de um comboio Alvia, na quarta-feira, nas imediações de Santiago de Compostela, Espanha, que causou, pelo menos, 77 mortos, poderá ter tido como causa o excesso de velocidade, segundo o jornal El País.

Excesso de velocidade pode ter causado acidente ferroviário em Espanha
Notícias ao Minuto

06:33 - 25/07/13 por Lusa

Mundo Descarrilamento

De acordo com uma notícia publicada, esta madrugada, no portal do diário espanhol, o comboio, que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol, terá descarrilado quando circulava a 180 quilómetros por hora e se preparava para fazer uma curva, na qual não podia ir a mais de 80 quilómetros por hora.

"Trata-se de uma curva muito complicada, muito fechada, por isso, no local onde o comboio descarrilou, é proibido circular a mais de 80 quilómetros por hora, mas, segundo fontes da investigação, parece que o comboio superou os 180 quilómetros por hora", escreve o El País.

Ao fazer a transição da linha de alta velocidade, onde circulava a mais de 200 quilómetros por hora, para a linha convencional, o Alvia não travou o suficiente e duplicou a velocidade permitida, o que terá feito com que, numa curva apertada, algumas carruagens descarrilassem.

O traçado onde foi registado o acidente, cerca das 20:42 de quarta-feira (19:42 em Lisboa), foi inaugurado a 10 de dezembro de 2011.

Entre os mais de 200 passageiros do comboio, pelo menos 77 morreram e 143 ficaram feridos, de acordo com o mais recente balanço das autoridades espanholas.

Este é o terceiro acidente mais grave da história ferroviária em Espanha e o primeiro com mortes a lamentar nas linhas de alta velocidade do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório