Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vaga de frio na Florida até faz com que as iguanas congelem

Temperaturas no estado norte-americano atingiram os cinco graus negativos. Iguanas e outros animais de sangue frio entram numa espécie de hibernação.

Vaga de frio na Florida até faz com que as iguanas congelem
Notícias ao Minuto

17:29 - 05/01/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

A vaga de frio que está a gelar os Estados Unidos até se está a fazer sentir no estado da Florida, um dos estados habitualmente mais quentes do país. Nos últimos dias, as temperaturas chegaram a atingir os cinco graus negativos, quando a temperatura média no mês de janeiro na Florida costuma ser de 15º.

De acordo com a CNN, as temperaturas negativas estão a fazer com que as iguanas congelem. Por isso, não é uma visão estranha para muitos habitantes da Florida por estes dias verem iguanas a cair das árvores.

Mas ao contrário do que pode acontecer com outros animais, as iguanas não estão mortas. As iguanas tal como outros animais de sangue frio entram numa espécie de hibernação. É um mecanismo automático quando as temperaturas ficam abaixo dos 7º, como explica Emily Maple, a tratadora de repteis do jardim zoológico de Palm Beach County, à WPEC.

“Se for apenas por um dia ou dois elas como que congelam no tempo. Continuam a ser capazes de respirar. Mantêm as suas funções corporais, apenas estão muito lentas”, afirma.

Os especialistas estão a alertar para que os habitantes da Florida não agarrem as iguanas congeladas, pois uns breves minutos de calor podem ser o suficiente para as despertar e as iguanas podem tornar-se violentas como forma de defesa.

Também as tartarugas marinhas de um parque aquático perto de Corpus Christi, no Texas, tiveram de ser levadas para o interior das instalações da Padre Island National Seashore Division of Sea Turtle Science and Recovery para evitar que entrassem neste mesmo estado de hibernação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório