Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

ONU aprova voto condenatório aos EUA. "Vamos lembrar-nos disto"

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou um voto condenatório da decisão dos Estados Unidos em reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

ONU aprova voto condenatório aos EUA. "Vamos lembrar-nos disto"
Notícias ao Minuto

17:41 - 21/12/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Assembleia Geral

Mesmo com várias ameaças por parte da embaixadora dos Estados Unidos e do próprio presidente norte-americano, 128 países votaram a favor da proposta da ONU para que o país recue na decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, que foi, então, considerada "nula e sem efeito".

A resolução, sem caráter vinculativo, passou esta quinta-feira com 128 votos a favor contra 9 votos contra e 35 abstenções. 

“Os Estados Unidos vão lembrar-se deste dia, quando foram alvo de ataque na Assembleia Geral. Vamos lembrar-nos disso quando os países vierem bater à nossa porta, como fazem sempre, para pagarmos ainda mais. Este voto vai ser lembrado”, avisou Nikki Haley, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, antes da votação.

Recorde-se que o presidente dos Estados Unidos tinha antes ameaçado os Estados-membros da ONU que apoiassem a resolução, falando em cortar a ajuda financeira atribuída por Washington. "Vamos tomar nota dos votos", afiançou Donald Trump, um aviso que também havia sido deixado pela embaixadora Nikki Haley.

A resolução tinha sido proposta pelo Iémen e pela Turquia, em nome de um grupo de países árabes e da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), e que é contra o reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel.

O texto da resolução escreve que qualquer decisão sobre Jerusalém deve ser cancelada, sem mencionar o nome dos Estados Unidos diretamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório