Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Embarcação à deriva com tripulantes norte-coreanos detetada por japoneses

As autoridades japonesas preparam-se hoje para inspecionar uma embarcação muito deteriorada com dez pessoas a bordo à deriva a norte da ilha de Hokkaido e que se identificaram como norte-coreanos.

Embarcação à deriva com tripulantes norte-coreanos detetada por japoneses
Notícias ao Minuto

09:16 - 30/11/17 por Lusa

Mundo Autoridades

Responsáveis pela Guarda Costeira do Japão estão a tentar rebocar a embarcação de madeira para uma área de segurança para proceder à inspeção, depois de ter sido detetada a ocidente da costa da cidade Matsumae.

O estado do mar impediu a aproximação imediata das autoridades japonesas.

Segundo a Guarda Costeira do Japão, os tripulantes comunicaram em coreano através de megafones informando que são da Coreia do Norte e que procuravam refúgio numa ilha próxima do local por causa do mau tempo.

Desconhece-se ainda se a embarcação estava envolvida em atividades de pesca ilegal na zona económica exclusiva do Japão.

Os japoneses têm intensificado as patrulhas na zona depois do incremento de embarcações norte-coreanas que navegam junto à costa do Japão.

Dezenas de embarcações são arrastadas para a costa norte do Japão todos os anos.

Desde o princípio do ano verificaram-se 59 casos, metade dos quais no mês de novembro.

Fontes oficiais admitem que as autoridades norte-coreanas lançaram uma campanha para que os pescadores se aproximem cada vez mais da zona económica exclusiva do Japão.

Até ao momento tem sido difícil apurar se os tripulantes das embarcações de pesca norte-coreanos pretendem fugir do país ou se simplesmente são incapazes de regressar à Coreia do Norte devido ao estado do mar.

Na segunda-feira, junto à zona de Akita, no Japão, foram encontrados dez cadáveres a bordo de uma embarcação de madeira, provavelmente da Coreia do Norte.

Na semana passada, um grupo de oito homens que dizem ser da Coreia do Norte desembarcou na costa japonesa, mas ainda estão a ser investigados.

De acordo com as autoridades de Tóquio os tripulantes não pedem asilo e expressam vontade em regressar à Coreia do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório