Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Kim Jong-un ri de contentamento no lançamento de míssil. Eis as imagens

As imagens agora divulgadas espelham o contentamento do líder coreano durante o lançamento do míssil que pode atingir todo o território dos EUA.

Kim Jong-un ri de contentamento no lançamento de míssil. Eis as imagens
Notícias ao Minuto

09:00 - 30/11/17 por Filipa Matias Pereira

Mundo Coreia do Norte

A Coreia do Norte divulgou imagens que, aparentemente, mostram o momento em que um míssil balístico intercontinental foi lançado.

Nas imagens captadas pela objetiva da Getty é possível ver as expressões de contentamento do líder Kim Jong-un durante o lançamento do míssil, momentos antes de este ter afirmado que esta ação provava que o seu país “era agora uma potência de energia nuclear”.

Notícias ao MinutoKim Jong-un© Getty

A embaixadora dos EUA, Nikki Haley, citada pelo jornal britânico Metro, referiu que o lançamento de mísseis da Coreia do Norte, que especialistas defendem que podem chegar a Washington e a toda a costa leste norte-americana, “aproximam os EUA e a Coreia do Norte de uma guerra”.

À margem de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Nikki Haley adiantou que se a “guerra surgir como resultado de novos atos de agressão como o lançamento desta terça-feira, o regime norte-coreano será completamente destruído”, adiantou em resposta à missiva de Kim Jong-un.

A administração Trump ameaçou, entretanto, novas sanções contra a Coreia do Norte depois de este governo ter quebrado 10 semanas de pausa relativas aos seus testes nucleares. Donald Trump pediu, inclusive, para falar com o presidente chinês Xi Jinping sobre as "ações provocatórias" de Pyongyang e prometeu que "as principais sanções adicionais serão impostas hoje à Coreia do Norte. Esta situação será tratada”, garantiu.

Alguns observadores acreditam que o míssil Hwasong-15, que foi testado numa alta trajetória a partir do Mar do Japão, poderia potencialmente alcançar Washington e todo o litoral leste dos EUA. Isso sugere o  desenvolvimento de uma arma de destruição em massa que poderia atingir o continente dos EUA. Perante as circunstâncias, Trump prometeu impedir a Coreia do Norte de ter essa capacidade, usando força militar, se necessário.

Notícias ao Minuto© Getty

Recomendados para si

;
Campo obrigatório