Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Na Suécia, Deus pode deixar de ser referido como ‘Ele’ ou ‘Senhor’

A líder da principal igreja da Suécia afirma que Deus está além da determinação do género.

Na Suécia, Deus pode deixar de ser referido como ‘Ele’ ou ‘Senhor’
Notícias ao Minuto

17:28 - 25/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Religião

A Igreja da Suécia, a principal daquele país nórdico, está a pedir ao clero que deixe de se referir a Deus como ‘Ele’ ou ‘Senhor’. O objetivo é começar a utilizar uma linguagem neutra. De acordo com o The Guardian, esta foi uma de muitas mudanças que a Igreja da Suécia pretende implementar.

A Igreja que batizou mais de metade da população da Suécia – 6,1 milhões de pessoas num país com uma população de 10 milhões – é liderada por uma mulher, a Arcebispa Antie Jackelén.

“Teologicamente, por exemplo, sabemos que Deus está além das nossas determinações de género, Deus não é humano”, disse numa entrevista à agência de informação TT.

No entanto, esta alteração está a ser alvo de várias críticas. Christer Pahlmblad, um professor assistente de Teologia na Universidade de Lund, disse ao jornal dinamarquês Kristeligt Dagblad que esta mudança “prejudica a doutrina da Santíssima Trindade e da comunidade com as outras igrejas católicas. Não é inteligente que a Igreja da Suécia se torne conhecida como uma igreja que não respeita a herança teológica comum”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório