Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro-ministro apoiou refugiado e pode ser destituído por causa disso

Miro Cerar manifestou o seu apoio a Ahmad Shamieh, que está em risco de ser deportado do país. A oposição não gostou e decidiu começar um processo de impeachment contra o primeiro-ministro.

Primeiro-ministro apoiou refugiado e pode ser destituído por causa disso
Notícias ao Minuto

11:26 - 24/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Eslovénia

O primeiro-ministro da Eslovénia, Miro Cerar, vai enfrentar um processo de impeachment (destituição) depois de ter declarado o seu apoio a um refugiado sírio que está prestes a ser deportado do país.

Ahmad Shamieh, de 60 anos, chegou à Eslovénia em 2015, numa das alturas de maior fluxo de refugiados a chegar à Europa. Integrou-se no país só que os tribunais recusaram o seu pedido de asilo, tendo sido ordenada a sua deportação para a Croácia, o primeiro país europeu onde esteve depois de fugir da Síria.

O caso ganhou contornos políticos rapidamente e dois partidos de Esquerda, o SD, que faz parte do governo esloveno, e o Levica, levaram Shamieh ao parlamento para impedir a sua deportação.

Segundo o The Guardian, Miro Cesar, que é primeiro-ministro desde 2014, deu uma conferência de imprensa , na semana passada, onde sugeriu que deveria ser encontrada uma solução para o caso do refugiado sírio de 60 anos, de forma a impedir a sua deportação.

Estas declarações não caíram bem na oposição, que acusa Cerar de se imiscuir em questões judiciais. Por esse motivo, o SDS, partido de Direita, anunciou a intenção de destituir o atual primeiro-ministro.

Fontes governamentais afirmaram ao The Guardian de que o processo dificilmente avançará, uma vez que o primeiro-ministro deve conseguir reunir apoios suficientes no parlamento para que o impeachment não avance.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório