Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Herói de guerra de quatro patas condecorado no Reino Unido

Animal ficou ferido ao farejar explosivos que poderiam ter custado a vida de soldados.

Herói de guerra de quatro patas condecorado no Reino Unido
Notícias ao Minuto

15:18 - 17/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Mali

Mali, um pastor-belga Malinois de oito anos de idade que ficou ferido em combate contra os talibãs no Afeganistão, foi condecorado no Reino Unido.

O animal foi enviado num contingente de tropas especiais britânicas em 2012 e ficou ferido numa difícil missão. Entre tiros e explosões por perto, o animal farejou explosivos e ajudou a descobrir combatentes talibãs durante as sete horas em que a missão durou, reporta o Independent.

O animal ficou com diferentes ferimentos no peito, nas patas, numa orelha e até nos dentes. Mas não só sobreviveu como veio a recuperar.

O seu papel naquela missão poderá ter salvado a vida a militares britânicos, razão pela qual foi esta sexta-feira condecorado com a medalha PDSA Dickin Medal, uma medalha criada por uma instituição de ajuda de animais precisamente para homenagear heróis de quatro patas em combate e que, ao longo dos anos, foi atribuída a outros 68 animais de diferentes países.

O animal, nesta altura, está retirado dos combates mas não entrou para a reserva. Continua a viver entre militares e presta auxílio na formação de outros cães pelas tropas britânicas. Hoje teve um dia especial, com direito a cerimónia oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório