Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Norte acusa Trump de "implorar por uma guerra nuclear"

Presidente norte-americano continua o périplo pela Ásia. Perante manobras militares realizadas pelos EUA e pela Coreia do Sul na península coreana, Pyongyang acusa Trump de ser o "destruidor da paz e estabilidade mundial".

Coreia do Norte acusa Trump de "implorar por uma guerra nuclear"
Notícias ao Minuto

16:03 - 11/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Pyongyang

Donald Trump está a “implorar por uma guerra nuclear”. Quem o diz é o ministério dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte.

Num comunicado divulgado pela agência de propaganda do regime, Pyongyang diz que o presidente norte-americano, durante a sua viagem à Ásia, afirmou-se como o “destruidor da paz  e estabilidade mundial”.

“Trump voltou a tentar alienar o nosso povo do governo”, afirmou o porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros norte-coreano. “Durante a sua visita [à Ásia], Donald Trump revelou a sua verdadeira natureza como destruidor da paz e estabilidade mundial e implorou por uma guerra nuclear na península coreana”, acrescentou.

Esta denúncia surge no dia em que Washington e Seul iniciaram manobras militares na península coreana. Três porta-aviões nucleares norte-americanos participaram nos exercícios, o que despoletou a fúria de Pyongyang.

O presidente norte-americano, recorde-se, começou um périplo pelo continente asiático no início na semana. Na sua viagem, passou por países como o Japão, Coreia do Sul, Vietname ou China. Ainda irá passar pelas Filipinas, onde se vai encontrar com o presidente Rodrigo Duterte.

Numa viagem que está a ser encarada, sobretudo, como uma tentativa de reforçar a influência norte-americana na Ásia, tentando contrabalançar com o crescimento de Pequim, Trump tem visitado os aliados de forma a tentar tranquilizá-los, ao mesmo tempo que tenta formar novas parcerias. Não obstante, a escalada de tensão na Coreia do Norte vai aparecendo na agenda de Trump.

Nesse sentido, o presidente dos EUA, que hoje se encontrou com o seu homólogo russo e que no início da semana esteve reunido com Xi Jinping, aproveitou a visita para deixar um recado, quer à Rússia quer à China, para que pressionem Pyongyang a terminar com as suas aventuras nucleares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório