Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cidadãos apoia Governo na aplicação da Constituição, fim à "chantagem"

O líder do partido espanhol Cidadãos (centro) voltou hoje a apoiar a estratégia do Governo para resolver a crise catalã, defendendo que aplicar a Constituição é uma "obrigação" para pôr fim à "chantagem" do Governo regional.

Cidadãos apoia Governo na aplicação da Constituição, fim à "chantagem"
Notícias ao Minuto

17:00 - 16/10/17 por Lusa

Mundo Catalunha

Albert Rivera teve hoje uma conversa telefónica com o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, onde insistiu na aplicação do artigo 155º. da Constituição para convocar eleições na Catalunha para "desalojar" o presidente do Governo regional, Carles Puigdemont.

Em conferência de imprensa, Rivera, citado pela agência espanhola EFE, também se comprometeu a subscrever um "pacto prévio" para que, no caso de haver eleições na Catalunha, os votantes saibam "de forma clara" quem apoiam se a sua formação não consegue a maioria.

O líder do Cidadãos, o quarto maior partido espanhol e segundo no parlamento da Catalunha, pediu o mesmo nível de compromisso de todas as forças políticas catalãs, incluindo o Podemos (extrema-esquerda) que defende a realização de um referendo de autonomia embora não queira a independência da região.

Rivera pretende assim que o Podemos se possa juntar a um acordo" de mínimos" na eventual formação de um Governo regional "transversal" das forças constitucionalistas na Catalunha.

O Governo espanhol decidiu hoje dar uma "última oportunidade", até as 10:00 (09:00 de Lisboa) de quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155 da Constituição espanhola e "repor a legalidade" na comunidade autónoma da Catalunha.

"O senhor Puigdemont tem uma última oportunidade para esclarecer e voltar à legalidade", respondeu a vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, acrescentando que basta esclarecer "sim ou não" se declarou a independência da Catalunha.

Na carta enviada esta manhã a Mariano Rajoy, Puigdemont tinha pedido mais "dois meses" e afirmado querer fixar "o mais rapidamente possível", uma reunião para explorar acordos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório