Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dubochet, Frank e Henderson vencem Nobel da Química

Desenvolvimento de crio-eletrão microscópico vale Nobel da Química 2017.

Dubochet, Frank e Henderson vencem Nobel da Química
Notícias ao Minuto

10:57 - 04/10/17 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Prémios

Os investigadores Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson ganharam o prémio Nobel da Química devido ao seu trabalho no desenvolvimento de um crio-eletrão microscópico para que vai permitir ter uma definição sem precedentes de biomoléculas numa solução.

O crio-eletrão microscópico torna possível descrever moléculas depois de serem congeladas muito rapidamente de modo a manterem a sua forma natural.

Joachim Frank disse a uma estação televisiva sueca que esta técnica tem uma "utilidade prática imensa", embora tenha reconhecido que vai levar algum tempo até que possa vir a ter impacto na medicina.

A Real Academia Sueca das Ciências considerou o trabalho dos três investigadores premiados esta quarta-feira com o Nobel da Química como "decisivo para a compreensão da química da vida" e para chegar a novos medicamentos.

A observação de biomoléculas em alta resolução "traz a Bioquímica a uma nova era", salientou a Academia, provando que os microscópios de eletrões não servem só para observar matéria inorgânica, uma vez que o feixe de eletrões que usam destrói o material biológico.

Jacques Dubochet trabalha como investigador na Universidade de Lausanne, na Suíça. Richard Henderson desenvolve o seu trabalho de investigação no laboratório de Biologia Molecular de Cambridge, no Reino Unido, e Joachim Frank trabalha na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Em 1990, Henderson conseguiu gerar uma imagem a três dimensões de uma proteína, uma tecnologia que Frank desenvolveu, conseguindo por seu turno captar imagens a duas dimensões e transformá-las para três dimensões.

Jacques Dubochet juntou água ao processo de observação, congelando-a em torno das biomoléculas e permitindo-lhes manter a forma mesmo no vácuo.

Os três investigadores vão partilhar o prémio no valor de 1,1 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório