Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Forças iraquianas conquistam 35 localidades ao Estado Islâmico

As forças iraquianas arrebataram hoje 35 localidades ao Estado Islâmico (EI), no arranque da segunda fase da ofensiva militar lançada na sexta-feira na província de Kirkuk (norte), um dos últimos bastiões do grupo terrorista no país.

Forças iraquianas conquistam 35 localidades ao Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

19:43 - 30/09/17 por Lusa

Mundo Guerra

As milícias pró-governamentais Multidão Popular afirmaram, num comunicado, que após libertarem essas localidades, as forças iraquianas situam-se agora a cerca de 13 quilómetros da cidade de Al Hauiya.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou na sexta-feira o lançamento da segunda fase da ofensiva de Al Hauiya, em que participam forças governamentais e milícias.

As forças conseguiram hoje conquistar o controlo de 75% da estrada que liga Kirkuk a Tikrit (norte) e recuperaram as colinas de Hemrin (sudeste de Hauiya), onde se apoderaram de várias sedes do EI e de um quartel de treino dos extremistas.

Na primeira fase do ataque, que começou em 21 de setembro, as forças iraquianas recuperaram 103 localidades e zonas situadas tanto em Kirkuk como na vizinha província de Saladino, e mataram pelo menos 557 jihadistas no EI.

Esta ofensiva coincide com uma crise entre o Governo iraquiano e a região autónoma do Curdistão, que realizou na passada segunda-feira um referendo independentista não reconhecido por Bagdade.

O referendo também se realizou em Kirkuk, província disputada que os curdos reclamam, apesar de estar fora das fronteiras administrativas da região autónoma e onde decorre a ofensiva atual.

A comarca de Al Hauiya é um dos últimos bastiões do EI no norte do Iraque, depois de o grupo radical ter perdido, em julho, o seu principal feudo, a cidade de Mossul, e grande parte dos territórios que ocupou em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório