Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicato dos Mossos d ´Esquadra queixa-se de abuso de poder

O sindicato dos Mossos d´Esquadra (polícia catalã) insurgiu-se contra o diretor por instaurar "uma situação de emergência", sem ter em conta os direitos laborais dos agentes, que cumprem turnos de 12 horas quando não têm "nada que fazer".

Sindicato dos Mossos d ´Esquadra queixa-se de abuso de poder
Notícias ao Minuto

12:37 - 30/09/17 por Lusa

Mundo Catalunha

A queixa da União Sindical da Polícia Autónoma da Catalunha (USPAC), apresentada nos julgados de instrução de Barcelona, dirige-se expressamente contra Pere Soler e também contra "aquelas pessoas que podem ser responsáveis pelos factos", entre os quais a estrutura sindical adverte que pode estar o comissário responsável pelos Mossos, Josep Lluís Trapero.

No documento apresentado, destaca-se que os Mossos têm o direito de não alterar a planificação dos efetivos se não houver necessidade e só podem ser todos mobilizados quando for declarada situação de emergência.

Entre outras questões, a união sindical denuncia que, face ao referendo pela independência da Catalunha, convocado para domingo e suspenso pelo Tribunal Constitucional, se alterou a planificação dos horários a alguns agentes e ocorrem situações em certas regiões policiais "em que há 20 patrulhas a dar voltas em horários de 12 horas sem qualquer instrução, nem qualquer ordem, nem nada para fazer".

"Desta maneira, tenta-se justificar o injustificável para que o comissário não seja delegado a um segundo plano por falta de atuação policial, abusando da situação de necessária obediência que devem ter todos os efetivos do corpo", lê-se na queixa.

O Governo da Comunidade Autónoma da Catalunha convocou para domingo um referendo sobre a autonomia da região, que o Estado espanhol considera ser ilegal e está a fazer tudo para que não se realize.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório