Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

May exorta a China a "fazer mais" para pressionar a Coreia do Norte

A primeira-ministra britânica, Theresa May, exortou hoje a China para que faça mais no sentido de pressionar a Coreia do Norte a abandonar o seu programa nuclear e o desenvolvimento de mísseis.

May exorta a China a "fazer mais" para pressionar a Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

14:40 - 30/08/17 por Lusa

Mundo Primeira-ministra

Os comentários da chefe de Governo britânica, no decorrer da viagem que a levará ao Japão, surgiram em resposta ao lançamento de um míssil por parte do regime de Pyongyang, na terça-feira.

O míssil norte-coreano, que sobrevoou o Japão, provocou uma onda internacional de condenação. Este lançamento ocorre menos de um mês depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter imposto, por unanimidade, sanções mais duras a Pyongyang.

May disse aos jornalistas que acompanham a sua viagem ao Japão que o Reino Unido "vê a China como sendo a chave" dos esforços para criar pressão sobre a Coreia do Norte, noticiou o jornal The Guardian.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, rebateu as declarações de May, afirmando que - ao contrário dos países que criticam a China - o seu país procura não só impôr sanções à Coreia do Norte, mas também promover conversações que visem preservar a paz na península coreana.

"Também notamos que alguns países apunhalam outros pelas costas enquanto lhes apertam a mão", disse Hua no decorrer do habitual encontro com os jornalistas.

"Esses países apenas se encostam e deixam aos outros a tarefa de encontrar uma solução. Acreditamos que essa não é a postura apropriada para um país responsável", realçou.

May chegou hoje ao Japão para uma visita de três dias, com o 'Brexit', as trocas comerciais e a segurança no topo da agenda.

A primeira-ministra do Reino Unido mantém encontros oficiais com o homólogo japonês, Shinzo Abe, e outros responsáveis na quinta-feira, em Tóquio. Trata-se da primeira visita de May ao Japão desde que tomou posse, em julho do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório