Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Líbano: Human Rights Watch quer justiça para desaparecimento de milhares

A organização não governamental Human Rights Watch (HRW) criticou hoje o governo libanês por não fazer justiça e não procurar responsabilidades no desaparecimento de milhares de pessoas durante a sangrenta guerra civil do país, entre 1975 e 1990.

Líbano: Human Rights Watch quer justiça para desaparecimento de milhares
Notícias ao Minuto

09:30 - 30/08/17 por Lusa

Mundo Guerra civil

Cerca de 17 mil pessoas foram sequestradas ou desapareceram durante o conflito, que causou ainda o desaparecimento de muitos libaneses e palestinianos no final da guerra, altura também da ocupação militar síria.

Bassan Jawaya, investigadora do HRW, citada num comunicado da organização, afirmou que "até agora não foi feito qualquer esforço significativo para investigar ou descobrir" o destino dos desaparecidos ou para formar uma comissão nacional independente que o faça.

O comité das famílias dos sequestrados ou desaparecidos e várias organizações não governamentais propuseram um projeto de lei para a criação de uma comissão de investigação que questione os responsáveis, mas segundo a HRW o parlamento "nada fez".

"O parlamento devia aprovar uma legislação que crie uma comissão nacional, enquanto o Líbano devia retificar a convenção internacional para a proteção das pessoas contra os desaparecimentos forçados e perseguir os responsáveis", acrescentou a investigadora, defendendo que "não se devem deixar as famílias na obscuridade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório