Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Revelado o que disse Trump a presidente do México na primeira chamada

Transcrições reveladas pelo Washington Post.

Revelado o que disse Trump a presidente do México na primeira chamada
Notícias ao Minuto

17:27 - 03/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Washington Post

Há mais uma nova polémica envolvendo o presidente dos Estados Unidos, e desta vez diz respeito a um dos temas que mais marcou a campanha que o levou à eleição para a Casa Branca.

Falamos da promessa que Donald Trump fez de construção de um muro a separar o país do vizinho México.

Transcrições reveladas agora pelo Washington Post mostram que o assunto foi tema na primeira conversa entre que Trump teve já como presidente com o seu congénere mexicano, Enrique Peña Nieto.

A conversa decorreu a 27 de janeiro, apenas uma semana após a tomada de posse. Na altura, Nieto já afirmara publicamente por diversas vezes que o México não pagaria o muro, ao contrário do que Trump garantira.

Trump, na conversa, pediu expressamente a Nieto que deixasse de afirmar à imprensa que não pagaria o muro, já que tal o deixaria mal visto. Trump acrescentava ainda que a questão de quem pagaria haveria ser resolvida pela fórmula.

"Não podes dizer isso à imprensa", pediu Trump repetidas vezes, revela o Washngton Post. E embora apoiantes de Trump não tenham esquecido a promessa do muro, ao presidente mexicano Trump disse que o assunto do muro era "o menos importante" entre todos os outros assuntos que havia para falar entre ambos.

"Se vais dizer que o México não vai pagar pelo muro, então não me quero encontrar mais com vocês porque não consigo viver com essa ideia", terá dito ainda a dada altura da conversa, segundo revela o mesmo jornal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório