Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Governo recorre contra reforma que facilita referendo sobre independência

O Governo espanhol decidiu hoje apresentar recurso junto do Tribunal Constitucional contra a reforma do parlamento regional da Catalunha, aprovada esta semana, que facilita o referendo de 1 de outubro próximo sobre a independência da região.

Governo recorre contra reforma que facilita referendo sobre independência
Notícias ao Minuto

12:54 - 28/07/17 por Lusa

Mundo Espanha

O anúncio foi feito pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, em conferência de imprensa e depois de na quinta-feira o Conselho de Estado se ter manifestado no mesmo sentido, considerando que o projeto aprovado pelo parlamento catalão é inconstitucional porque enfraquece o direito de participação política em condições de igualdade.

A reforma considerada ilegal por Rajoy permitiria a aprovação através de um processo de leitura única da lei que irá enquadrar o referendo independentista de 1 de outubro, assim como a lei de transição jurídica.

A lei regional adotada na quarta-feira por 72 votos num total de 135 parlamentares regionais, permite aprovar a norma de convocação do referendo através de um procedimento acelerado, com apenas um debate em assembleia, sem passagem pela comissão parlamentar nem propostas de emendas.

Os juristas do parlamento regional já se tinham pronunciado contra a reforma e a oposição aos separatistas, tanto de esquerda como de direita, apoiou essa posição.

Os independentistas pretendiam adotar a lei que convocará o referendo apenas com um debate a partir de meados de agosto.

Um inquérito realizado pelo governo regional da Catalunha revela que os partidários da independência desta região espanhola desceram para 41,1% e os que são contrários à autonomia subiram para 49,4%.

O estudo, feito na região pelo Centro de Estudos de Opinião (CEO) do governo catalão (Generalitat) a dois meses do hipotético referendo, indica que, em relação à última sondagem, feita em março, os votantes no "sim" à independência baixaram de 44,3% para 41,1%, enquanto os do "não" aumentaram de 48,5% para 49,4%.

O presidente do governo regional da Catalunha anunciou a 9 de junho último a realização de um referendo sobre a independência desta região de Espanha a 1 de outubro próximo.

Na altura, Carles Puigdemont também assegurou que o executivo regional "se compromete a aplicar" o resultado do referendo.

O Governo de Madrid assegura que é "ilegal e inegociável" a realização de um referendo sobre a independência da Catalunha e garante que isso não irá acontecer.

Os partidos separatistas têm uma maioria de deputados no parlamento regional desde setembro de 2015, o que lhes deu a força necessária, em 2016, para declararem que iriam organizar este ano um referendo sobre a independência, mesmo sem o acordo de Madrid.

O conflito entre Madrid e a região mais rica de Espanha, com cerca de 7,5 milhões de habitantes, uma língua e culturas próprias, arrasta-se há várias décadas, mas tem vindo a subir de tom nos últimos anos.

O Conselho de Estado espanhol é o órgão supremo consultivo do Governo, limitando-se a dar opiniões fundamentadas sobre a questão solicitada ou a propor outra solução adequada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório