Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Novo mecanismo para financiar desastres naturais já "pode ser ativado"

A Comissão Europeia disponibiliza a partir de hoje um mecanismo especial de financiamento e fundo de reconstrução que os Estados-membros afetados por desastres naturais podem ativar e que tem uma taxa de cofinanciamento até 95%.

Novo mecanismo para financiar desastres naturais já "pode ser ativado"
Notícias ao Minuto

12:20 - 27/07/17 por Lusa

Mundo União Europeia

A taxa de cofinanciamento de 95% aplica-se no âmbito dos programas de política de coesão.

O mecanismo "pode ser ativado em qualquer local na União Europeia (EU), em suplemento à assistência do Fundo de Solidariedade da UE", disse a comissária para a Política Regional, Corina Cretu.

Este mecanismo foi criado na sequência dos sismos que afetaram o centro de Itália em 2016 e pode ser ativado por qualquer Estado-membro afetado por um desastre natural.

Sem haver qualquer alteração nos envelopes financeiros nacionais do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, o novo mecanismo permite que uma região afetada por um desastre natural e cujo programa de coesão prevê um cofinanciamento de 50% possa candidatar-se a uma taxa até 95% para cofinanciamento da reconstrução.

Por outro lado, em programas com uma taxa de cofinanciamento de 85% - tendo Bruxelas avançado com o exemplo da Madeira -- pode haver um aumento excecional.

O mecanismo pode ser acionado por Estados-membros afetados por sismos, inundações, seca severa e fogos florestais a partir do primeiro dia da ocorrência e com retroativos a 1 de janeiro de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório