Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Israel vai retirar detetores de metais da mesquita de Al-Aqsa

O reforço das medidas de segurança no Pátio das Mesquitas aumentou a tensão entre palestinianos e as autoridades israelitas. Detetores de metais vão ser substituídos por câmaras de vigilância.

Israel vai retirar detetores de metais da mesquita de Al-Aqsa
Notícias ao Minuto

23:19 - 24/07/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Pátio das Mesquitas

As forças de segurança israelitas vão remover os detetores de metais instalados à entrada da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupada, noticia a Al Jazeera, que cita o diretor da mesquita.

No entanto, o sheik Najeh Bakirat considera que a medida não vai ao encontro das exigências dos muçulmanos, uma vez que começaram a ser instaladas câmaras de vigilância no local durante esta segunda-feira.

Segundo o jornal Haaretz, que cita um oficial israelita, a introdução de videovigilância no Pátio das Mesquitas visa substituir a utilização de detetores de metais.

A decisão das autoridades israelitas terá sido tomada depois de a medida ter sido aprovada pelo gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, negociações que duraram várias horas, diz a Reuters.

A escalada de violência teve origem depois das medidas de segurança introduzidas por Israel no Pátio das Mesquitas, o terceiro lugar santo do Islão, que despertaram a fúria dos palestinianos e dos países muçulmanos em geral. 

Nos últimos dias, pelo menos cinco palestinianos morreram e outras dezenas ficaram feridas em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia ocupada, e três israelitas morreram depois de serem esfaqueados por um palestiniano num colonato israelita.

Ontem, domingo, dois jordanos morreram e um israelita ficou ferido depois de um ataque junto da embaixada de Israel em Amã, na Jordânia. Dias antes, oito mil jordanos protestaram na capital do país contra as medidas de segurança israelitas no Pátio das Mesquitas. 

[Atualizada às 23h53]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório