Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Primeiro-ministro do Iraque pede a iraquianos para defenderem diversidade

O primeiro-ministro do Iraque, Haidar al-Abadi, instou hoje os iraquianos a defenderem a diversidade e rejeitarem qualquer tentativa de imposição de um pensamento único, ao falar em Mossul, cidade recém-conquistada aos 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico.

Primeiro-ministro do Iraque pede a iraquianos para defenderem diversidade
Notícias ao Minuto

12:09 - 10/07/17 por Lusa

Mundo Mossul

"Há que defender a diversidade e fazer fracassar os planos do 'Daesh' [acrónimo em árabe do Estado Islâmico], que quer que todos os iraquianos sejam iguais", disse Al-Abadi, segundo um comunicado divulgado depois de se reunir em Mossul com uma delegação da minoria cristã.

Al-Abadi chegou no domingo a Mossul para anunciar a libertação da cidade, com os 'jihadistas' reduzidos a uma pequena bolsa de resistência no centro histórico de Mossul.

"Todos os cidadãos, tanto os que estão em Mossul como nos campos [de refugiados], seja qual for a sua religião ou seita, são um só e têm o direito de regressar a Mossul e reconstruir", disse al-Abadi.

"A nossa aspiração é o regresso de todos os deslocados a suas casas, sejam de que nacionalidade, religião ou seita forem", acrescentou.

O exército iraquiano, apoiado pela coligação internacional anti-'jihadista', recuperou este fim de semana Mossul, segunda maior cidade do Iraque, tomada pelo grupo Estado Islâmico em junho de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório