Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 19º

Missão do FMI em Cabo Verde para arranque da avaliação anual

Uma equipa técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciou hoje, na cidade da Praia, os primeiros contactos da missão anual de avaliação a Cabo Verde, no quadro do artigo IV, segundo informação divulga pelo Governo.

Missão do FMI em Cabo Verde para arranque da avaliação anual
Notícias ao Minuto

21:15 - 20/06/17 por Lusa

Mundo Equipa

A missão, que se prolonga até segunda-feira, tem como objetivos fazer o seguimento das políticas macroeconómicas e avaliar a situação económica e financeira do país.

Em análise estará também a assistência técnica prestada pelo FMI a Cabo Verde.

A equipa de técnicos, que hoje esteve reunida com o Ministro das Finanças, Olavo Correia, manterá encontros de trabalho com como o banco central (BCV), com representantes de empresas públicas como a ELETRA (água e eletricidade) e a TACV (transportes aéreos), bem como com organizações como a agência de promoção do investimento Cabo Verde Trade Invest, a Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH) ou o Instituto Nacional de Estatística (IFH).

A equipa deverá regressar em setembro para encerrar a avaliação e elaborar o relatório final.

No relatório final da missão de 2016, os técnicos do FMI previram para este ano um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,7%, assinalando o início da recuperação da confiança na economia.

Salientaram, no entanto, que o "país está vulnerável a choques externos e que a sua dívida pública é elevada".

Recomendaram por isso, às autoridades cabo-verdianas, que fomentassem a consolidação orçamental e implementassem "reformas estruturais para promover o setor privado, enquanto principal motor de crescimento, para fomentar a produtividade e facilitar o crescimento de longo prazo".

Destacaram os esforços para "melhorar a eficiência das empresas públicas" e reiteraram que a aceleração do programa de privatizações ajudaria a impulsionar o crescimento do setor privado.

Realçaram que as dificuldades financeiras de duas empresas públicas - transportadora aérea e empresa imobiliária estatal - requerem "uma resolução rápida".

O FMI instou ainda a realização de "progressos adicionais" nas reformas para impulsionar a competitividade, incluindo a melhoria do ambiente de negócios, o aumento da eficiência do mercado de trabalho e o apoio à educação e formação profissional para reduzir os desalinhamentos de competências.

O nível de implementação dessas reformas será avaliado pela missão que agora começa.

O Produto Interno Bruto (PIB) real cresceu 3,9% em 2016 e o Banco de Cabo Verde estima para 2017 um crescimento no intervalo entre 3% e 4%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório