Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Salman Abedi preparou atentado "sozinho", mas polícia não descarta rede

A polícia britânica está a tentar reconstruir os últimos dias do terrorista de Manchester.

Salman Abedi preparou atentado "sozinho", mas polícia não descarta rede
Notícias ao Minuto

07:05 - 31/05/17 por Carolina Rico

Mundo Terrorismo

Três homens detidos durante a investigação ao ataque de Manchester foram libertados sem acusação. Há ainda 11 suspeitos sob custódia da polícia, que continua à procura de potenciais cúmplices de Salman Abedi.

As autoridades britânicas acreditam que o britânico de origem líbia, de 22 anos, tenha agido sozinho na preparação do atentado num concerto de Ariana Grande, mas não descarta que pertença a uma rede ampla.

Salman Abedi terá comprado a maioria dos componentes para o dispositivo que usou para se fazer explodir na Manchester Arena, provocando a morte a 22 pessoas e deixando 116 pessoas feridas, 75 das quais receberam tratamento hospitalar.

"Muitos dos seus movimentos e ações [Salman Abedi] realizou sozinho durante os quatro dias anteriores a este horrível ataque", disse o detetive Russ Jackson, citado pelo The Guardian.

Mais de mil agentes da autoridade estão alocados à investigação. Além de imagens das câmaras de vigilância da rua, já foram analisados mais de 300 aparelhos eletrónicos (telemóveis, computadores ou tablets).

O nível de alerta terrorista no Reino Unido foi reduzido no sábado de "crítico" para "severo", o que significa que um atentado é "muito provável", mas já não "iminente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório