Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

"Ninguém quer influenciar a campanha eleitoral no Reino Unido"

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, disse hoje que ninguém em Bruxelas tem por objetivo interferir na campanha para as eleições legislativas antecipadas no Reino Unido, respondendo a acusações da primeira-ministra Theresa May.

"Ninguém quer influenciar a campanha eleitoral no Reino Unido"
Notícias ao Minuto

12:55 - 04/05/17 por Lusa

Mundo Antonio Tajani

"Ninguém quer influenciar a campanha eleitoral no Reino Unido", sublinhou Tajani.

"Nós não queremos influenciar o debate no Reino Unido, foram eles que decidiram deixar a União Europeia [o chamado 'Brexit']", salientou Tajani, numa conferência de imprensa na inauguração da Casa da História Europeia, no PE.

O presidente do PE reiterou que a UE sempre disse que vai defender os seus interesses nas negociações do 'Brexit', que arrancam depois das legislativas antecipadas de 08 de junho, no Reino Unido.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, acusou na quarta-feira responsáveis europeus de tentarem influenciar as eleições para impedirem a saída do Reino Unido da UE.

A líder do Partido Conservador acionou a 29 de março o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que permite a saída de um estado-membro, dando início a um processo de negociações de dois anos para chegar a acordo com Bruxelas sobre as futuras relações entre Reino Unido e a UE.

Os 27 Estados-membros chegaram, numa cimeira a 29 de abril, a acordo sobre as diretrizes da UE para as negociações, nomeadamente o respeito pelos direitos dos trabalhadores europeus no Reino Unido e vice-versa, uma vez concluído o processo de 'divórcio'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório