Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Presidente do Parlamento Europeu alerta para aumento de notícias falsas

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, alertou hoje, na véspera do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, sobre o aumento das notícias falsas, sobretudo nas redes sociais, uma das principais vias de informação para metade dos europeus.

Presidente do Parlamento Europeu alerta para aumento de notícias falsas
Notícias ao Minuto

17:19 - 02/05/17 por Lusa

Mundo Antonio Tajani

"Quando falamos em liberdade de imprensa não podemos esquecer a Internet, que é uma fonte tanto de conhecimento como de preocupação. Quase metade dos europeus leem as notícias através das redes sociais, o que converteu em algo fácil a difusão de notícias falsas", advertiu Tajani em comunicado.

O presidente do PE disse existir uma "crescente preocupação" pela desinformação e o discurso do ódio, que são utilizados para promover a radicalização e o fundamentalismo, particularmente entre os jovens.

Nesse sentido, Tajani assinalou que as instituições, juntamente com os jornalistas, devem promover a responsabilização na utilização das plataformas da Internet e das redes sociais, e das informações divulgadas.

Antonio Tajani, um antigo jornalista antes de se envolver na política partidária, assinalou a importância da liberdade de imprensa para uma democracia e assegurou que o PE estará sempre ao lado dos repórteres.

Em simultâneo, pediu a países como a Turquia, China ou Rússia que terminem as perseguições aos profissionais dos 'media'.

Por sua vez, a Alta representante para a política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, recordou que o clube comunitário financia projetos em países terceiros destinados a garantir o jornalismo livre e o acesso à informação.

Desde 2015 que a UE apoiou pelo menos 45 defensores dos direitos humanos que promovem a liberdade de expressão, assinalou em comunicado a chefe da diplomacia europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório