Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Síria: Guterrres apela à moderação depois de bombardeamento dos EUA

Nova Iorque, 07 abr - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje à moderação depois do ataque norte-americano contra uma base militar síria, sublinhando que a solução para a Síria deve passar pela política e não pela guerra.

Síria: Guterrres apela à moderação depois de bombardeamento dos EUA
Notícias ao Minuto

16:10 - 07/04/17 por Lusa

Mundo Secretário-geral

"Eu apelo à moderação para evitar todos os atos que acrescentem ainda mais o sofrimento do povo sírio", declarou Guterres num comunicado.

Para o secretário-geral da ONU, "não há outra via para colocar fim a este conflito a não ser uma solução política".

Os Estados Unidos lançaram na madrugada de hoje um ataque com 59 mísseis de cruzeiro contra a base aérea de Shayrat, de onde terão partido os aviões envolvidos no ataque com armas químicas que na terça-feira matou pelo menos 86 pessoas em Khan Sheikhun, no noroeste do país.

O bombardeamento de terça-feira foi assumido pelas autoridades sírias que, no entanto, negaram categoricamente ter usado armas químicas.

Na versão do regime de Bashar al-Assad, o ataque atingiu um depósito de armas químicas da Frente Al-Nosra, contrabandeadas para a província de Idleb a partir da fronteira com o Iraque e a Turquia, e que foram escondidas em zonas residenciais da zona.

Em resposta ao ataque de hoje, a Rússia já anunciou o reforço das defesas antiaéreas da base e pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório