Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Nove ativistas de Hong Kong acusados devido a protestos pró-democracia

A polícia de Hong Kong acusou, na segunda-feira à noite, nove ativistas que tiveram um papel preponderante nos protestos pró-democracia de 2014, um dia depois da escolha da nova líder do Governo.

Nove ativistas de Hong Kong acusados devido a protestos pró-democracia
Notícias ao Minuto

13:30 - 28/03/17 por Lusa

Mundo 2014

Segundo a emissora pública RTHK, os três organizadores do Occupy Central - Benny Tai, Chan Kin-man e Chu Yiu-ming - foram acusados de conspiração para causar perturbação à ordem pública e incitação. Segundo Tai, enfrentam uma pena máxima de sete anos de prisão.

Seis outros - a deputada do Partido Cívico Tanya Chan, o deputado do setor de assistência social Shiu Ka-chun, o vice-presidente da Liga dos Social Democratas Raphael Wong, o membro do Partido Democrático Li Wing-tat, e dois antigos líderes estudantis Eason Chung e Tommy Cheung - enfrentam acusações de incitação ao crime.

As acusações foram feitas após o encontro dos nove com a polícia. O grupo apresentou-se na sede da polícia em Wan Chai na segunda-feira e irá comparecer em tribunal na quinta-feira.

As acusações surgem dois anos e meio após os protestos, quando dezenas de milhares de pessoas saíram à rua para pedir sufrágio universal genuíno para Hong Kong.

A ação legal foi anunciada um dia depois de a antiga número dois do Governo, Carrie Lam, ter sido escolhida, por um comité de 1.200 membros, para nova chefe do Executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório