Uma menina de quatro anos, um rapaz de sete anos e um homem entre os 40 e os 50 anos morreram na terça-feira "em consequência de cheias repentinas históricas" e de níveis de água "sem precedentes" em Ruidoso, indicou a autarquia desta cidade em comunicado.
O rio com o mesmo nome da cidade, Ruidoso, atingiu um nível recorde de cerca de seis metros em apenas alguns minutos devido às chuvas, levando os serviços de emergência a realizar quase 60 resgates na área, enquanto as operações continuam.
"Todo o povo de Ruidoso expressa a nossa mais profunda solidariedade e compaixão a estas famílias enlutadas neste momento muito difícil. Estamos unidos nesta dor e no nosso compromisso de nos apoiarmos uns aos outros enquanto lidamos com esta perda devastadora", disse a presidente da Câmara, Lynn Crawford.
As autoridades atribuem os incidentes às chuvas das monções que caíram numa área atingida por incêndios florestais históricos em 2024, quando o incêndio fez dois mortos e destruiu mais de 1.400 casas.
Vídeos nas redes sociais mostram como, em questão de minutos, as águas do rio Ruidoso sobiram, arrastando casas inteiras e destruindo pontes.
"Esta bela cidade perdeu três pessoas durante esta cheia repentina, duas das quais eram crianças. Esta cidade já testemunhou mais do que a sua quota-parte de tragédias com incêndios florestais e inundações devastadoras nos últimos dois anos", disse o senador estadual Jay Block, numa mensagem na rede social X.
As chuvas no Novo México estão a atrair especial atenção porque ocorrem depois de as inundações terem atingido o condado de Kerr, no Texas, no fim de semana passado, fazendo pelo menos 100 mortos e mais de 160 desaparecidos na região de San Antonio.
Leia Também: Conheça o herói do Texas que salvou 165 pessoas das inundações